O EuConcordo.com foi citado pela Revista Superinteressante ;)

Um abaixo-assinado virtual tem o mesmo efeito dos de papel e caneta? Leia a resposta na Revista Superinteressante  

Preservar a Enfermaria de Infectologia do HGRS


Secretaria de Saúde do Estado da Bahia,



Solicitamos o apoio da Comunidade Médica para assinar esse Manifesto.

Diante dos eventos recentes, com a proposta relâmpago de substituição da enfermaria de Infetologia por uma de Onco-hematologia no HGRS, foi enunciado o seguinte manifesto:

Não poderia ficar silente. Há 2 dias o ar mais preocupado já me dizia algo: Dra Nanci não estava bem. Hoje resolvi escrever, depois de refletir e repensar o que deveria dizer. Vou preferir fugir do que é óbvio, vou poupar os elogios; todos já falaram das qualidades delas. Sinto-me à vontade para ser bem sucinto ao traduzir em palavras minha admiração por Dra Nanci e Dra Ana Paula, elas já sabem o que penso.
O que acredito que não se pode deixar passar em branco é o enorme desrespeito da determinação de fechamento da enfermaria de infectologia. Sem duvida, essa decisão desconsidera e desconhece a história e a vocação da enfermaria de infectologia do Roberto Santos, ignora a trajetória dos profissionais e equipes que se empenham há décadas em meio às agruras de nossos pacientes. Não enxerga o ensino afetuoso da medicina. Ela tenta desconstruir o trabalho de centenas de médicos, enfermeiros, técnicos e dos diversos profissionais que em meio à realidade hostil do nosso sistema público de saúde, perseveram em cuidar do próximo. Fica aqui o meu apelo para que haja o diálogo, para que se reveja a decisão de fechamento, porque sim, existem alternativas. Mesmo assim, vale registrar minha indignação ainda que se reverta essa determinacao, porque a sensação e o sentimento de sermos “descartáveis” já ocorreram. Não houve diálogo, não houve consulta prévia aos responsáveis pela enfermaria. O proposito de minha manifestação não e afrontar os gestores, a intenção é chamar a atenção de todos para uma reflexão. Afinal, posso dizer que sim, ainda se faz medicina por amor, e que a enfermaria de infecto de HGRS é um dos lugares onde exerce a medicina como sacerdócio. Meu apoio e gratidão às professoras Nanci Silva, Ana Paula Alcântara e Gracimara.

Assinado, Médicos Baianos


Faça uma doação HOJE!


Se cada pessoa que acessa o EuConcordo.com doasse apenas R$ 2,00, nós não precisaríamos fazer este apelo.

O EuConcordo.com é mantido gratuitamente, mas os custos existem. Pedimos que todos façam sua parte e mantenha esta causa VIVA.

Meta do mês

Comentários não funcionam como assinatura, mas sim como um complemento para divulgação da petição.

Assinaturas são consideradas válidas após sua devida

Você deseja continuar a assinatura sem preencher um comentário?
Parabéns! Você se tornou signatário deste abaixo-assinado.

Últimas assinaturas

  • Valdemar Vieira dos Santos assinou o abaixo-assinado #2242
  • Raissa Cristina Sousa Machado assinou o abaixo-assinado #2238
  • Valdenor reis assinou o abaixo-assinado #2238
  • Eliane cosmann Soares assinou o abaixo-assinado #2122
  • Maria Eloisa Balbinotti assinou o abaixo-assinado #2209
  • BárBara Erig assinou o abaixo-assinado #2209
  • João Batista Maciel da Costa assinou o abaixo-assinado #2275
  • Wallace Oliveira Ramos assinou o abaixo-assinado #2238