O EuConcordo.com foi citado pela Revista Superinteressante ;)

Um abaixo-assinado virtual tem o mesmo efeito dos de papel e caneta? Leia a resposta na Revista Superinteressante  

Queremos estudar


Universidade Uninove ,



Bom dia!

Somos alunos da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e estamos no 6o semestre do curso de Fisioterapia .

Atualmente não conseguimos passar para o próximo semestre (7o) devido a notas que não foram alcançadas em algumas matérias impedindo assim, nosso progresso para o (7?) semestre. A Universidade possui um programa de prova chamada PRA, onde o aluno tenta recuperar aquela matéria que não atingiu a nota, só podendo realizar a prova após a matrícula no curso e pagamento da mensalidade, mesmo sem ter a certeza que passará na prova. A prova foi aplicada na unidade do memorial, fora dos padrões que estamos acostumados, projetada no quadro e em letras pequenas, onde deveríamos copiar para uma folha de sulfite. A prova foi realizada em sala, com questões dissertativas com casos clínicos. Ao total a prova tinha 10 questões. A professora que aplicou a prova (professora Juliana Barbosa Goulardins) informou que, por ser uma prova interpretativa, quanto mais o aluno se esforçasse para colocar seus conhecimentos em prática, seria melhor. E assim foi feito sem sucesso de aprovação. Entramos em contato com a coordenadora, coordenação, secretaria da universidade, para podermos saber sobre uma nova data de prova, porém sem sucesso. A única informação que nos deram, foi a que deveríamos bloquear o curso e esperar 6 meses para retornar, não nos informando data e local de uma próxima prova.
Encaminhamos e-mail para a coordenação do curso, solicitando uma posição do nosso caso assim como fomos em outras unidades da Universidade porém não tivemos êxito para resolver nosso caso.

Realizamos a matrícula e efetivamos o pagamento, uma corrida contra o tempo para a inscrição no estágio que começa na segunda semana de agosto.

A nota saiu no dia 07/08, com a pontuação nada favorável para os alunos, sendo que nas turmas de 50 alunos que ficaram de PRA na mesma matéria, as notas variaram de 1 a 2 pontos apenas.
Procuramos a coordenação para analisar a prova dos alunos e isso nos foi negado. Apenas foi informado que a professora que confeccionou a prova, havia dado um gabarito de respostas para a responsável pela correção e as respostas deveriam ser praticamente as mesmas que a da professora. O que é difícil sendo uma prova dissertativa.
Procuramos a coordenação por e-mail e pessoalmente para explicar o ocorrido e solicitar uma nova prova, pois as baterias dos estágios começam na segunda semana de agosto e temos até no máximo começo de setembro para "passar de semestre" e eles não deram chances para que abrisse uma nova prova.
No final do 6o semestre, foi informado por uma apresentação da coordenadora (que temos acesso), que caso o aluno não passasse em determinada matéria, ele poderia fazer o bloqueio do curso, ou seja, bloquear para que não pague mensalidades e ir acompanhando na central do aluno a data que sairia uma nova prova (PRA) e que após a nota alcançada o aluno iria para o 7o semestre (estágio) sem problemas.
Depois de todos os desgastes de pedir e implorar para a coordenação uma revisão da prova ou uma nova prova, decidimos então realizar o bloqueio do curso, o que não sabíamos é que seria uma nova dor de cabeça.
Procuramos a secretaria para realizar e fomos informados que não poderíamos fazer o bloqueio (?), pois a nossa turma era a ultima turma regular do campus e que as novas são turmas modulares, ou seja, pode ser que haja matérias nessa nova grade que teremos que cursar e a opção seria cursar o 6o semestre novamente ou apenas as matérias "novas" e pagar a mensalidade. Não aceitamos a proposta, pois o valor da mensalidade é muito alto! E refazer o semestre por uma matéria (que se negam a abrir a prova) e novas matérias não seria justo, até porque nossa turma está apta a fazer o estágio, e por que agora teríamos que fazer novas matérias para estarmos aptos?!
Procuramos novamente a coordenação e desta vez a unica coisa que recebemos foi descaso, os coordenadores não nos atendem e não nos deixam acessar a universidade para falar com a reitoria ou alguém que resolva nossos problemas.
A universidade está prejudicando mais de 50 alunos, por um erro de um professor que não quis mostrar o que utilizou na composição da nota, por uma prova que tínhamos que acertar exatamente a resposta da professora e nem bloquear o curso para não perder tudo que investimos.
Pelo contrário, pagamos por uma REMATRÍCULA que não foi utilizada, pois não estamos no 7o semestre.
Me sinto lesionada pela faculdade pela falta de profissionalismo dos colaboradores em resolver nosso caso e da coordenação com a equipe de professores para nos auxiliar nesses pontos.
Pontos esses que foram confirmados no 6o semestre pela própria coordenadora LÍVIA e Ana Lúcia.
Além disso, a maioria dos alunos estão pagando a formatura e teremos danos financeiros por pagar por algo que não teremos além da rematrícula no valor alto pago sem necessidade.
Conversando com alunos antigos que passaram por essa mesma situação, desistiram do curso pois a universidade não tem capacidade para alocar todos os alunos de Fisioterapia de todas as unidades nos estágios, e fazem essas provas e reprovações para que passe uma quantidade aceitável de alunos para que façam a realocação. Além de ganhar dinheiro, solicitando que a gente REFAÇA um semestre inteiro pagando a mensalidade.
Estamos buscando outras formas de reclamações pois a faculdade se nega dar qualquer tipo de retorno, esclarecimento ou vontade de resolver o problema de diversos alunos.
O nosso desejo é que a faculdade refaça a verificação das notas ou uma nova prova, para que os alunos que investiram no futuro dentro da universidade, possam dar continuidade e finalizar o curso no tempo estimado ou deixe prosseguir o curso é irmos fazendo as provas conforme a medida que forem liberadas para que não fiquemos para trás ou sejamos completamente passados para trás.

Então por meio desta reclamação, pedimos ajuda quanto a esse descaso da Universidade.
Nos colocamos à disposição para mostrar e-mails, sistemas de notas e o que for necessário para esclarecer o caso.

Obrigada pela atenção desde já.

Atenciosamente,
Turmas regulares de fisioterapia

Assinado, Turma regula de fisioterapia


Faça uma doação HOJE!


Se cada pessoa que acessa o EuConcordo.com doasse apenas R$ 2,00, nós não precisaríamos fazer este apelo.

O EuConcordo.com é mantido gratuitamente, mas os custos existem. Pedimos que todos façam sua parte e mantenha esta causa VIVA.

Meta do mês

Comentários não funcionam como assinatura, mas sim como um complemento para divulgação da petição.

Assinaturas são consideradas válidas após sua devida

Você deseja continuar a assinatura sem preencher um comentário?
Parabéns! Você se tornou signatário deste abaixo-assinado.

Últimas assinaturas

  • Chirlene R de Jesus assinou o abaixo-assinado #10
  • Aline Caroline Santos de Freitas assinou o abaixo-assinado #2458
  • Mauricio Kotvan assinou o abaixo-assinado #2459
  • Débora Aline de Vito Maechler Sawaya assinou o abaixo-assinado #2459
  • Sandra Barros dos Santos assinou o abaixo-assinado #2459
  • Paloma Veloso Contente Aguiar assinou o abaixo-assinado #2458
  • Heliana Maria Cunha Aguiar assinou o abaixo-assinado #2458
  • Patrícia Duarte maia assinou o abaixo-assinado #2458