O EuConcordo.com foi citado pela Revista Superinteressante ;)

Um abaixo-assinado virtual tem o mesmo efeito dos de papel e caneta? Leia a resposta na Revista Superinteressante  

Pedido à Administração dos Salesianos de Lisboa


Administração dos Salesianos de Lisboa,



Na esperança que tudo esteja bem com a alargada família salesiana, escrevemo-vos hoje a propósito do vosso comunicado sobre as mensalidades dos meses de Abril e Maio (em tempos de Covid-19).

Não somos alheios ao esforço feito pela comunidade Salesiana para manter, dadas as circunstâncias, o fluxo de ensino aos nossos filhos.

Como exposto abaixo, queremos abrir diálogo, compreendendo que a escola tem custos fixos que tem de respeitar (desde logo os salários e o portal de internet), mas que existirão também diversos custos variáveis que neste contexto sofrerão um ajustamento (como electricidade, água, gás, etc), e uma poupança assinalável (manutenção da situação actual durante o 3.º período lectivo).

Considerando que:

1 - Os nossos educandos estão em casa desde dia 12 de março e, com toda a racionalidade, ainda não existe uma data viável de regresso às aulas;

2 - No caso concreto dos alunos mais novos, a sua não ida à escola, implica que um dos pais tem de ficar em casa em situação de tele-trabalho (quando possível) ou em situação de redução de vencimento (dois terços da remuneração base = 66%) ou ainda em lay-off (quando o Governo o acautelar, com 70% dos rendimentos), ou com baixa acentuada de rendimento (acima de 50%) em profissionais liberais;

3 - A pandemia global tem para a maioria dos pais impacto significativo no nivel de rendimento já este mês;

4 - A escola nao está aberta, limitando o serviço e experiência educativa entregues, bem como abrindo espaco à redução de custos variáveis e procura de apoios governamentais.

São tempos extraordinários em que a maioria das famílias vêem os seus niveis de rendimento reduzidos e com os gastos variáveis em excesso (água, luz e electricidade), tendo adicionalmente de se desdobrar em esforços para cumprir as suas responsabilidades enquanto profissionais e pais, partilhando com os professores o esforço de educação académica dos seus filhos. Acresce ainda de maiores dificuldades as famílias mono-parentais.

Face ao acima exposto, a nossa expectativa enquanto pais, com a informação que dispomos e já compreendendo as obrigações da escola enquanto entidade educativa e empregadora, seria de um ajuste de mensalidade entre os 30% e os 50%.

Sabendo que partilhamos desta opinião a nível nacional com os pais das várias escolas (desde Évora ao Porto), optámos por nos manifestarmos através deste meio, visto que a escola nos seus estatutos impossibilita a existência de uma associação de pais. Este órgão institucional assume-se de uma importância estratégica para estabelecer uma plataforma de diálogo, quando necessário exercer o nosso legítimo direito de representatividade junto da escola, sobretudo numa situação tão grave e ímpar como a que vivemos. Deixamos o repto.

Por fim, manifestamos a nossa disponibilidade para ajudar a escola a ultrapassar este momento difícil e encontrar as soluções viáveis para minorar os seus efeitos.

Aguardamos resposta,


Assinado, Pais de Alunos dos Salesianos de Lisboa


Faça uma doação HOJE!


Se cada pessoa que acessa o EuConcordo.com doasse apenas R$ 2,00, nós não precisaríamos fazer este apelo.

O EuConcordo.com é mantido gratuitamente, mas os custos existem. Pedimos que todos façam sua parte e mantenha esta causa VIVA.

Meta do mês

Comentários estão desabilitados nesta petição.

Você deseja continuar a assinatura sem preencher um comentário?
Parabéns! Você se tornou signatário deste abaixo-assinado.

Últimas assinaturas

  • CRM 0259 André José de Souza assinou o abaixo-assinado #2715
  • Claudia González Rodrigues assinou o abaixo-assinado #2769
  • Thais fonseca assinou o abaixo-assinado #2781
  • Isabelly Cavalcante de Freitas assinou o abaixo-assinado #2782
  • Fernanda dos Santos Araújo assinou o abaixo-assinado #2719
  • Maria Carolina Da Freiria Rodrigues assinou o abaixo-assinado #2780
  • Rafael Ferreira assinou o abaixo-assinado #2785
  • Ernaudo assinou o abaixo-assinado #1214