O EuConcordo.com foi citado pela Revista Superinteressante ;)

Um abaixo-assinado virtual tem o mesmo efeito dos de papel e caneta? Leia a resposta na Revista Superinteressante  

Pedido à Administração do Colégio Valsassina


Administração do Colégio Valsassina,



Administração do Colégio Valsassina ,


Na esperança que tudo esteja bem com a alargada família do Colégio Valsassina, escrevemo-vos hoje a propósito do vosso comunicado sobre a mensalidade do mês de Abril (em tempos de Covid-19).

Não somos alheios ao esforço feito pelo colégio para manter, dadas as circunstâncias, o fluxo de ensino aos nossos filhos.

Como exposto abaixo, queremos abrir diálogo, compreendendo que a escola tem custos fixos que tem de respeitar (desde logo os salários e o portal de internet), mas que existirão também diversos custos variáveis que neste contexto sofrerão um ajustamento (como electricidade, água, gás, etc), e uma poupança assinalável (manutenção da situação actual durante o 3.º período lectivo).

Considerando que:

1 - Os nossos educandos estão em casa desde dia 16 de março e, com toda a racionalidade, ainda não existe uma data viável de regresso às aulas;

2 - No caso concreto dos alunos mais novos, a sua não ida à escola, implica que um dos pais tem de ficar em casa em situação de tele-trabalho (quando possível) ou em situação de redução de vencimento (dois terços da remuneração base = 66%) ou ainda em lay-off (quando o Governo o acautelar, com 70% dos rendimentos), ou com baixa acentuada de rendimento (acima de 50%) em profissionais liberais;

3 - A pandemia global tem para a maioria dos pais impacto significativo no nivel de rendimento já este mês;

4 - A escola não está aberta, limitando o serviço e experiência educativa entregues, bem como abrindo espaço à redução de custos variáveis e procura de apoios governamentais.

São tempos extraordinários em que a maioria das famílias vêem os seus niveis de rendimento reduzidos e com os gastos variáveis em excesso (água e electricidade), tendo adicionalmente de se desdobrar em esforços para cumprir as suas responsabilidades enquanto profissionais e pais, partilhando com os professores o esforço de educação académica dos seus filhos. Acresce ainda de maiores dificuldades nas famílias mono-parentais.

Face ao acima exposto, a nossa expectativa enquanto pais, com a informação que dispomos e já compreendendo as obrigações da escola enquanto entidade educativa e empregadora, seria de um ajuste de mensalidade entre os 30% e os 50%.


Por fim, manifestamos a nossa disponibilidade para ajudar a escola a ultrapassar este momento difícil e encontrar as soluções viáveis para minorar os seus efeitos.

Aguardamos resposta,

Os pais dos alunos do Colégio Valsassina


Assinado, Pais de alunos do Colégio Valsassina


Faça uma doação HOJE!


Se cada pessoa que acessa o EuConcordo.com doasse apenas R$ 2,00, nós não precisaríamos fazer este apelo.

O EuConcordo.com é mantido gratuitamente, mas os custos existem. Pedimos que todos façam sua parte e mantenha esta causa VIVA.

Meta do mês

Comentários estão desabilitados nesta petição.

Você deseja continuar a assinatura sem preencher um comentário?
Parabéns! Você se tornou signatário deste abaixo-assinado.

Últimas assinaturas

  • CRM 0259 André José de Souza assinou o abaixo-assinado #2715
  • Claudia González Rodrigues assinou o abaixo-assinado #2769
  • Thais fonseca assinou o abaixo-assinado #2781
  • Isabelly Cavalcante de Freitas assinou o abaixo-assinado #2782
  • Fernanda dos Santos Araújo assinou o abaixo-assinado #2719
  • Maria Carolina Da Freiria Rodrigues assinou o abaixo-assinado #2780
  • Rafael Ferreira assinou o abaixo-assinado #2785
  • Ernaudo assinou o abaixo-assinado #1214