O EuConcordo.com foi citado pela Revista Superinteressante ;)

Um abaixo-assinado virtual tem o mesmo efeito dos de papel e caneta? Leia a resposta na Revista Superinteressante  

EM DEFESA DA VIDA E CONTRA O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS!


Carta à comunidade,



EM DEFESA DA VIDA E CONTRA O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS!
NESTE CONTEXTO DE AUMENTO DE MORTES POR COVID-19, PROFESSORES(AS) DO COLÉGIO ESTADUAL NILO PEÇANHA SÃO CONTRA A VOLTA ÀS AULAS E ATIVIDADES PRESENCIAIS!

Uma vez tendo sido suspensa as aulas presenciais, colocamo-nos à disposição para atuarmos através de aulas remotas, conforme a proposta da SEEDUC. Não nos negamos tão pouco seremos contrários a discutir alternativas, a fim de promover ações que contribuam para viabilizar ano letivo vigente. Contudo as incertezas, inseguranças e vulnerabilidades não são sentimentos exclusivos de uma fração da sociedade, tão pouco quando se trata do universo escolar e seus atores. Nossa Unidade Escolar, em sua totalidade, não entende que é hora de retornarmos às aulas presenciais. Tendo em vista que a curva de infectados e mortos em nosso Estado, especificamente em nosso município, tem sido deveras oscilante. Não permitindo que se estabeleça um retorno com base em estatísticas duvidosas.
Para melhor compreensão de nossa recusa e temor, elencaremos alguns fatores determinantes de nossa Unidade que inviabilizam nosso retorno presencial:
Não somos escola de bairro e muitos de nossos alunos optam pela nossa Unidade por se tratar estrategicamente do acesso a todas as linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Dessa forma nossos alunos dependem, quase em sua totalidade, de transporte público.
As salas de aula, quando passaram pelo processo de climatização, foram planejadas tão somente para essa realidade, não havendo alternativa de abertura de janelas para a circulação de ar.
A escola embora tenha dois portões de acesso, um deles está totalmente inviabilizado, tendo em vista que dá acesso para Praça Estephania de Carvalho e a mesma tem horários para abrir e fechar divergentes ao horário escolar, restando assim uma única opção de acesso de entrada e saída para toda a comunidade escolar. Cabendo registrar que o referido acesso é estreito, servindo também de acesso à secretaria.
A Unidade hoje, com base nos protocolos de segurança, que primam pela proteção dos mais vulneráveis contaria com apenas três funcionários efetivos e três funcionários contratados para atender a demanda dos três turnos. Não suprindo minimamente aos cuidados no que tange a higienização do espaço físico.
O refeitório é um espaço pequeno para nossa demanda atual tendo em vista o cumprimento das exigências de distanciamento social, tornando necessário, em nossa rotina diária, que haja um profissional para organizar o fluxo no horário de merenda, a fim de garantir um ambiente salutar.
Nossa Unidade tem um espaço de convivência pequeno, sendo esse a única opção para os alunos se socializarem tanto na entrada, intervalo/merenda e saída. Não há como interditá-lo por ser ponto estratégico para uso dos sanitários.
Não temos a menor garantia que nossos alunos, por quaisquer impedimentos, chegarão à escola portando máscara. Nesses casos como suprir tal demanda uma vez que o estado não fornecerá máscaras em número suficiente para todos os alunos?
Há dentro do corpo docente, discente e funcionários com especificidades comprometedoras ao retorno às aulas presenciais. E entendemos que a proposta do governo de retorno vai contra todas as medidas de prevenção da transmissão do Corona vírus, de acordo com os dados oficiais.
Por todos os argumentos apresentados acima defendemos o distanciamento social, recomendado pelas autoridades em saúde para conter o avanço da contaminação da Covid-19. Diante dos fatos relatados, o retorno contraria todas as medidas de prevenção da transmissão.
Não é possível considerar a volta como se estivéssemos retomando de onde paramos, colocando em risco toda a comunidade escolar. Uma vez que, até o momento, não há nenhum medicamento e/ou vacina, tratamento específico ou prevenção, muito menos uma política nacional coordenada e de investimentos em todos os níveis de Atenção Primária à Saúde (FIO CRUZ: ENSP, 20/07/2020), em especial ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Assinado, Corpo docente do C E Nilo Peçanha/SG


Faça uma doação HOJE!


Se cada pessoa que acessa o EuConcordo.com doasse apenas R$ 2,00, nós não precisaríamos fazer este apelo.

O EuConcordo.com é mantido gratuitamente, mas os custos existem. Pedimos que todos façam sua parte e mantenha esta causa VIVA.

Meta do mês

Comentários não funcionam como assinatura, mas sim como um complemento para divulgação da petição.

Assinaturas são consideradas válidas após sua devida

Você deseja continuar a assinatura sem preencher um comentário?
Parabéns! Você se tornou signatário deste abaixo-assinado.

Últimas assinaturas

  • Vanessa Bernardo assinou o abaixo-assinado #2967
  • Telma Miola assinou o abaixo-assinado #2967
  • Nathália Colli assinou o abaixo-assinado #2967
  • David Lisboa assinou o abaixo-assinado #2967
  • Paula Galli assinou o abaixo-assinado #2967
  • ROSMEIRE SANTOS MILHARDO assinou o abaixo-assinado #2967
  • Cynthia Pedrosa assinou o abaixo-assinado #2967
  • Michele Soares Araújo assinou o abaixo-assinado #2967