O EuConcordo.com foi citado pela Revista Superinteressante ;)

Um abaixo-assinado virtual tem o mesmo efeito dos de papel e caneta? Leia a resposta na Revista Superinteressante  

Obtenção de um segundo FIES tendo o indivíduo quitado o primeiro.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep ,




O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Considerando toda a definição citada acima, venho por intermédio deste documento solicitar urgentemente que seja concedido aos alunos que ja se utilizaram do FIES e que ja tenham quitado todo o financiamento, que estes alunos possam usar o FIES por uma segunda vez, para fazerem outro curso de graduação. Ultimamente o FIES avançou em vários aspectos, no entanto continua com uma regra descabida e infundada pois não permite que pessoas que ja foram beneficiados pelo FIES, mesmo com todo este financiamento já QUITADO não possam solicitar novamente outro financiamento, o que fere o princípio de isonomia para todos os cidadãos.

É perfeitamente aceitável que a concessão de um segundo Fies para os alunos que foram contemplados mas que ainda não terminaram de pagar o financiamento não seja de fato possível pois tal concessão seria inadequado e sem sentido. Contudo, reitero mais uma vez que para aquelas pessoas que se utilizaram de um primeiro financiamento ao ensino superior FIES e que ja pagaram todo seu financiamento, bem, para essas pessoas a concessão de um segundo financiamento mostra-se bastante pertinente e bastante adequado o que pelas regras atuais não é possível.

É direito inalienável de todo ser humano ir em busca da felicidade e de modo específico é bastante comum que diversas pessoas façam um curso de graduação se utilizando do FIES mas que depois não queiram realmente seguir naquela área e/ou profissão , sendo assim essas pessoas pagam seus financiamentos e aí ficam impedidas de avançarem na busca de um novo curso de graduação se utilizando de um novo financiamento e isso já vem sendo questionado há muitos anos por milhares de alunos que como citei já quitaram todo seus débitos com o FIES, mas que por uma regra totalmente descabida, essas pessoas são eliminadas pelo sistema e não possam mais uma vez cursarem seu curso de graduação escolhido com um novo financiamento por parte do governo.

A questão é bem simples de ser resolvida, pois não é nada inadequado o que venho solicitar ao governo federal e em específico ao INEP, MEC que atualizem e/ou alterem/modifiquem essa regra limitante e sem sentido para que milhares de pessoas responsáveis possam continuar a crescer indo em busca de seus sonhos, através da aquisição de novos conhecimentos na área que ela achar melhor.

O FIES deve ser permitido a todos os alunos independentemente se este ja fez ou não uma aquisição anterior deste tipo de financiamento, a única resalva que faço é que de fato, se a pessoa ja tiver sido contemplada com um primeiro FIES, esta deve ter obrigatoriamente quitado todo o anterior antes de solicitar outro, ou seja tudo muito simplório de se compreender e este é o desejo de milhares de pessoas em nosso país. Agradeço a atenção das autoridades competentes e espero que essa reinvindicação seja atendida o quanto antes.






Assinado, Marcello Macna


Faça uma doação HOJE!


Se cada pessoa que acessa o EuConcordo.com doasse apenas R$ 2,00, nós não precisaríamos fazer este apelo.

O EuConcordo.com é mantido gratuitamente, mas os custos existem. Pedimos que todos façam sua parte e mantenha esta causa VIVA.

Meta do mês

Comentários não funcionam como assinatura, mas sim como um complemento para divulgação da petição.

Assinaturas são consideradas válidas após sua devida

Você deseja continuar a assinatura sem preencher um comentário?
Parabéns! Você se tornou signatário deste abaixo-assinado.

Últimas assinaturas

  • Margalisa Paula de Melo pereira assinou o abaixo-assinado #2046
  • Maurício Tullio assinou o abaixo-assinado #2045
  • Bruna Letícia Lima dos Santos assinou o abaixo-assinado #2045
  • Vitória Barbosa Morais assinou o abaixo-assinado #2046
  • Maria Virgínia de Oliveira assinou o abaixo-assinado #2045
  • Edson Ferreira assinou o abaixo-assinado #2046
  • MariaAparecida de mendonca assinou o abaixo-assinado #2046
  • João Gabriel Costa dos Santos assinou o abaixo-assinado #2045